Loading...

Faça Bonito!

Faça Bonito!

Proteja nossas crianças e adolescentes 2019!

O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. "A data, como forma de enfretamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, é de grande importância para conscientização da população da gravidade de tais atos de violência e o quanto é importante e necessário não se calar diante situações como estas. É preciso mobilizar e mostrar à sociedade a importância de não deixar impune a ocorrência destes crimes, bem como intimidar o agressor para que haja a erradicação da exploração e do abuso", explica o assistente social do CRAS, Rodrigo Rodrigues. 
Pensando nisso, no ano de 2019 a rede se reuniu para fortalecer a campanha e alcançar o maior número possível de pessoas, tanto crianças e adolescentes como seus pais, responsáveis, enfim, toda a comunidade ataleense. O coordenador do CRAS, Antonio Carlos Filho, reforça a necessidade do trabalho em rede para efetivação das medidas protetivas, afirmando que "o envolvimento de toda a rede municipal em uma campanha de tamanha grandeza como o Faça Bonito, pra mim é o que dá o contorno necessário para o projeto, uma vez que, já é obrigação de todos nós enquanto cidadãos combater este mal. Assim sendo, 'os louros' do Projeto vão para todos aqueles que, representando um órgão, entidade, instituição pública ou privada e, sociedade civil em geral, doou parte do seu tempo para organização do evento".
A campanha deste ano contou com a parceria entre Secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação, CRAS, NASF, ESFs, Escolas Municipal e Estaduais, Conselho Tutelar, Polícia Militar, Pastorais da Criança e Juventude, tendo o apoio da Prefeitura Municipal. 
Conjuntamente, a rede escolheu o dia 28 para ser o Dia D, um momento de mobilização, reconhecendo a necessidade de se promover ações de prevenção da violência contra meninos e meninas, seja nas escolas, nos centros de defesa, na sociedade em geral e de sensibilizar toda a população para denunciar casos que envolvam crianças e adolescentes em que seus direitos estejam sendo violados. 
"A criança ou adolescente vítima de abuso sexual pode desencadear efeitos negativos no seu desenvolvimento afetivo, cognitivo e social", afirma a psicóloga do CRAS, Lívia Wan Der Maas, acrescentando ainda que, "a melhor forma de se enfrentar tal crime é o diálogo, uma vez que uma criança bem instruída tem menor chances de tornar-se vítima. E para isso é preciso o engajamento de todos nas ações de prevenção, de proteção e de denúncia, a fim de coibir as diversas formas de violência que geram consequentes sofrimentos psíquicos em nossas crianças e adolescentes." 
A violência sexual contra crianças acontece em todo lugar, independente do status econômico. Por isso, através desta mobilização, toda a sociedade foi convocada a enfrentar e se engajar na luta contra a violação dos direitos de nossas crianças e adolescentes, desdobrando esta campanha em uma luta diária. Não podemos nos calar. Você também é responsável! Assim sendo: Faça Bonito! Proteja nossas crianças e adolescentes!