DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Palestra na escola promove um momento de reflexão e debate acerca de situações diversas envolvendo a realidade das mulheres.

As diversas áreas, Assistência Social, Educação e das demais Políticas Públicas, devem assumir o compromisso ético com a defesa da igualdade e da liberdade e da justiça social, contribuindo com a construção de uma sociedade mais justa e democrática. Assim sendo, precisa-se pensar o Dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, de modo diferente. É sabido que, em virtude desta data, o mês de março assume em diversos segmentos sociais, inclusive nas políticas públicas, um caráter de celebração e mobilização diante das questões relativas ao feminino. A publicidade comercial foca seus esforços no incentivo ao consumo, a indústria da beleza vende a importância de estar sempre bela e atraente, os serviços de saúde oferecem exames preventivos, orientações e consultas específicas. No entanto a data objetiva muito mais que isso. O mercado se apropriou da data para fazer negócio. Desta forma, a descaracterização do dia veio como consequência. A indústria retirou o poder político dessa data. É fundamental retomar a essência e entender que é um dia de luta por direitos, que, por sinal, não estão garantidos. O 8 de março deve ser visto como momento de mobilização para a conquista de direitos e para discutir as discriminações e violências morais, físicas e sexuais ainda sofridas pelas mulheres, impedindo que retrocessos ameacem o que já foi alcançado em diversos países. Assim sendo, objetivou-se com este Projeto promover um momento de reflexão e debate acerca de situações diversas envolvendo a realidade das mulheres, abordando sobretudo, fatos voltados à questão do feminicídio.  É essencial levar tal debate para dentro das escolas. É preciso formar cidadãos com pensamento crítico e desconstruir os arcaicos conceitos machistas que provocam desigualdade e violência, chegando a levar à morte de tantas mulheres. Mulheres merecem muito mais do que flores.É preciso respeito. É preciso igualdade. É preciso justiça. Lugar de mulher é onde ela quiser!!