Sobre

Cidade


Conheça a história do nosso município.

As primeiras notícias que se tem do povoamento do atual município, datam de 1928 quando chegava à região Vicente Pedroso dos Santos, vindo de Teófilo Otoni, fazendo as primeiras derrubadas e construindo sua habitação. Dois anos depois, chegaram outras famílias, entre elas José Juscelino, Altino Pedrosom, Antônio Lemos de Souza, João Machado, Marcelino Soares, Antônio Rodrigues e Salim Gazel. Posteriormente, Vicente Pedroso dos Santos doou uma área de três alqueires de terra para a instalação do comércio e a construção da Igreja. 

O garimpo foi a principal causa da ocupação do atual município, para lá atraindo grande número de pessoas. Ainda hoje, vêem-se espalhadas por todo município muitas lavras como do Avião, do Córrego Seco, terreiro de Pedra, Conja, Caianas e outras. Em 1928, era celebrada a primeira missa no povoado, tendo como padroeiro o Senhor Bom Jesus da Lapa. 

A origem do topônimo deve-se ao fato de o município ter sido ponto de observação e vigilância quando o então Governador do Estado de Minas Gerais Dr. Benedito Valadares Ribeiro, criou uma expedição com a finalidade de estudar a emancipação dos povoados fronteiros com o Estado de Espírito Santo. Foi o povoado denominado “Ataléia”que significa ponto de observação, sendo mais tarde modificado para Ataléia para diferenciá-lo de duas outras cidades, já com o topônimo Ataléia. 
Gentílico: ataleiense 

Formação Administrativa 
   

 Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Ataléia, pelo decreto lei nº 1058, de 31-12-1943, desmembrado do município de Itambacuri, com parte dos distrito de Fidelândia ex-São Fidélis e do distrito de Pescador ex-São Pedro. Sede No atual distrito de Ataléia ex-localidade. Constituído de 2 distritos: Ataléia e Fidelândia, ambos desmembrados de Itambacuri. Pela lei nº 1039, de 12-12-1953, é criado o distrito de Ouro Verde de Minas com terras desmembrado do distrito sede de Itambacuri. Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 3 distritos: Ataléia, Fidelândia e Ouro Verde de Minas. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960. Pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembra do município de Ataléia, o distrito de Ouro Verde de Minas. Elevado à categoria de município. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Ataléia e Fidelândia. Pela lei estadual nº 6769, de 13-05-1976, é criado o distrito de Novo Horizonte e anexado ao município de Ataléia. Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 3 distritos: Ataléia, Fidelândia e Novo Horizonte. 
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte

IBGE