A PREFEITURA DE ATALÉIA ORIENTA SOBRE A VARÍOLA DOS MACACOS

A PREFEITURA DE ATALÉIA ORIENTA SOBRE A VARÍOLA DOS ...

A Prefeitura de Ataléia orienta sobre a varíola dos macacos.

🙊 *O que é a Varíola dos macacos?*

Nos últimos tempos o mundo tem vivido um novo alerta sanitário, a varíola dos macacos (monkeypox), uma doença viral semelhante à varíola humana, erradicada há 40 anos após campanha mundial de vacinação. A doença pertence ao gênero Orthopoxvirus, da família Poxviride, e surgiu pela primeira vez no ano de 1958, em macacos que eram mantidos em laboratório para pesquisa. O vírus da varíola dos macacos apresenta duas cepas, da África Ocidental e da Bacia do Congo.

🙊 *E qual a diferença entre a varíola do macaco e varíola humana?*

Embora as doenças apresentem sintomas clínicos semelhantes, a varíola símia é menos contagiosa. Por tratar-se de um vírus que transmite facilmente entre os animais, ao passar de um animal para o humano, a doença não possui alta capacidade de transmissão. De acordo com os estudos dos surtos atuais, o vírus tem como principal forma de contágio o contato próximo e trocas de fluidos corporais.

A transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato pessoal com secreções respiratórias, as lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados. Úlceras, lesões ou feridas na boca também podem ser infectantes, o que significa que o vírus pode se espalhar pela saliva. As pessoas que possuem contato íntimo, membros da família e parceiros sexuais, correm maior risco de infecção, assim como profissionais de saúde. O período de incubação é tipicamente de 6 a 16 dias, mas pode chegar a 21 dias. A via de transmissão sexual está sendo investigada.

🐵 *Sintomas:*

Os sintomas se apresentam de formas semelhantes tanto na variante da varíola como na varíola humana, porém, a monkeypox demonstra efeitos mais leves da doença. Dentre os sintomas apresentados por uma pessoa infectada pela varíola estão: Febre, Dor muscular, Dor de cabeça, Exaustão, Pústulas cutâneas e Calafrios. A varíola do macaco também é responsável por desenvolver gânglios linfáticos com o passar dos dias, nas cervicais, maxilares, axilares e virilha, o que não existia na varíola humana. Além disso, as doenças apresentam períodos distintos de incubação, com duração de 7 a 14 dias, variando entre 5 e 21 dias para a variante, e 7 a 19 dias, para a varíola humana.

🙉  *Definições de Casos:*

Indivíduo de qualquer idade que, a partir de 15 de março de 2022, apresente início súbito de erupção cutânea aguda sugestiva de Monkeypox, única ou múltipla, em qualquer parte do corpo (incluindo região genital), associada ou não a adenomegalia ou relato de febre. E histórico de viagem a país endêmico ou com casos confirmados de Monkeypox nos 21 dias anteriores ao início dos sintomas ou ter vínculo epidemiológico com pessoas com histórico de viagem a país endêmico ou país com casos confirmados de Monkeypox, desde 15 de março de 2022, nos 21 dias anteriores ao início dos sinais e sintomas.

*Prefeitura de Ataléia - Trabalho, Amor e Desenvolvimento* 💛🧡