Sobre

ASSISTÊNCIA SOCIAL DE ATALÉIA REALIZA VISITA TÉCNICA AO PROGRAMA FAMÍLIA ACOLHEDORA, EM LADAINHA


Veja na integra tudo sobre essa notícia.

ASSISTÊNCIA SOCIAL DE ATALÉIA REALIZA VISITA TÉCNICA...

Profissionais da Secretaria de Assistência Social, sob coordenação da secretária Edlene Tavares realizaram uma visita técnica ao "Família Acolhedora", em Ladainha para conhecer a rotina do programa e a casa de acolhimento de menores. O programa é destinado para o acolhimento institucional de crianças e adolescentes em situação de risco, afastadas de suas famílias por ordem judicial. 

Na ocasião, a secretária de Assistência Social de Ladainha, Luana Aparecida Esteves, apresentou as instalações do imóvel e informou que em alguns casos existe a necessidade de acolhimento da criança/adolescente na instituição, por conta do baixo número de famílias cadastradas pelo programa. 

Por fim, Edlene Tavares informou que, para participar do Família Acolhedora em Ataléia é necessário que os interessados procurem a Secretaria Municipal de Assistência Social. 

 

Programa Família Acolhedora

 

O programa Família Acolhedora consiste em cadastrar e capacitar famílias da comunidade para receberem em suas casas, por um período determinado, crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social, dando-lhes acolhida, amparo, aceitação, amor e a possibilidade de convivência familiar e comunitária.

Receber uma pessoa em acolhimento provisório não significa integrá-lo como filho. A família de apoio assume o papel de parceira no atendimento e na preparação para o retorno à família biológica ou substituta. 

Toda a família acolhedora recebe, por seis meses, período determinado de uma adoção provisória, uma ajuda de custo de um salário mínimo. A maioria das crianças e adolescentes que participam do programa retornam aos seus lares, após o período de acolhimento em lares substitutos.

Cada família acolhedora deverá acolher uma criança/adolescente por vez, exceto quando se tratar de grupo de irmãos, quando esse número poderá ser ampliado.

 

*Prefeitura de Ataléia - Trabalho, Amor e Desenvolvimento* 💛🧡