Sobre

ATALÉIA PODERÁ FAZER PARTE DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS – CIRSU


Veja na integra tudo sobre essa notícia.

ATALÉIA PODERÁ FAZER PARTE DO CONSÓRCIO INTERMUNICIP...

*Ataléia poderá fazer parte do Consorcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos – CIRSU* 

Representantes da Prefeitura de Ataléia participaram de uma reunião dos municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos (CIRSU). O objetivo do encontro foi para conhecer a estrutura do Consórcio, bem como, buscar solução para o problema do conhecido “lixão” de Ataléia. 

O Consórcio foi criado em 30 de abril de 2013 tendo como participantes os município de Teófilo Otoni, Poté, Itambacuri e Frei Gaspar. Diante das ações do Ministério Público os municípios retomaram as atividades do Consórcio e na data de 13 de janeiro de 2023 fizeram a primeira alteração no Estatuto, entre elas, a denominação, que a partir de então passa a ser “CONSÓRCIO MULTIFINALITÁRIO DE CONSERVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DOS VALES – CONSERVAR MUCURI. Agora com sua constituição os municípios de Campanário, Frei Gaspar, Itambacuri, Jampruca, Ladainha, Novo Oriente de Minas, Pavão, Pescador, Poté, Nova Módica, Franciscópolis e São Jose do Divino. 

 

Reunião CIRSU

 

Na semana passada, a  cidade de Pavão foi sede de uma reunião que, dentre outros assuntos, objetivava aprovar o ingresso dos municípios de Novo Cruzeiro, Ouro Verde de Minas, Catuji, Itaipé e Setubinha ao mencionado consórcio. Momento em que Ataléia registrou interesse em participar, sendo naquele momento aprovado também o seu ingresso. 

Como próximo passo o município de Ataléia terá, após autorização legislativa, aderir ao consórcio, ratificando o protocolo de intenções. Neste sentido, será oportunamente encaminhado à Câmara Municipal projeto de Lei autorizando ratificar protocolo de intenções e autorização de ingresso do município no Consórcio de Resíduos Sólidos.

Para o prefeito Gilson Botelho o ingresso no Consórcio poderá ser de grande valia para os municípios que terão soluções práticas, baseadas em conhecimento técnico sobre a destinação correta do lixo. Há vários anos Ataléia sofre com interpelações do Ministério Público e somente agora nesta administração é que o processo poderá ser iniciado, com ações válidas em médio e longo prazo.

 

*Prefeitura de Ataléia - Trabalho, Amor e Desenvolvimento* 😍👍🏻