Sobre

PREFEITO DE ATALÉIA REÚNE COM DIRETORIA DO HOSPITAL APROMIA E LEGISLATIVO SOBRE A DIMINUIÇÃO DE RECURSOS POR PARTE DO GOVERNO


Veja na integra tudo sobre essa notícia.

PREFEITO DE ATALÉIA REÚNE COM DIRETORIA DO HOSPITAL ...

*Prefeito de Ataléia reúne com diretoria do Hospital APROMIA e legislativo sobre a diminuição de recursos por parte do Governo*

ATALÉIA – A Prefeitura de Ataléia se reuniu com a diretoria do Hospital APROMIA no dia 22/09 com a pauta principal: Queda do repasse federal com deliberação estadual do mês Setembro e Outubro. Participaram da reunião o prefeito Gilson Botelho Bastos, o Secretário Municipal de Saúde, José Eliésio Bispo de Amaral, o Secretário Municipal de Administração, Moabe Félix Botelho, o Assessor Jurídico da Prefeitura de Ataléia, Luciney Caetano da Silva, a Assessora de Gestão em Saúde Pública, da Secretaria Municipal de Saúde, Ivina Medrado Sander, representantes do legislativo municipal, Vereador e Presidente da Câmara, Sr. Ademar Moreira dos Santos “Ti Dema”, vereador Luiz Carlos Fonseca, vereador Leandro Kretli e representantes do hospital APROMIA - Associação de Proteção à Maternidade e Infância de Ataléia, o Presidente do Hospital Bonn Ybsen Amador, a Vice presidente Érika Bessoni Gazel, a Tesoureira Wanderbyl Batista Aguilar, Representante do administrativo Olívia Araújo, Secretária Celeste Botelho Cantão, Neide Botelho e Clara Vitória Tavares que lavrou a ata da reunião.

Diante uma queda brusca no repasse para o hospital filantrópico Apromia, representantes da prefeitura junto a representantes do hospital se reuniram com o Superintendente Regional de Saúde de Teófilo Otoni, o Sr. Leonardo Figueiredo Santos, para entender o que aconteceu e diante da situação foi informado que os meses de Setembro e Outubro, o Hospital receberá aproximadamente  R$ 38mil reais a menos por mês, totalizando aproximadamente 76mil reais de desfalque. 

A perda se deu devido ao baixo índice de produção na avaliação do estado, a qual confere arquivos e produções de hospitais prestadores de serviços ao estado e compara com os valores pagos. Segundo o Superintendente, para voltar a receber o teto integral que antes era 46.172,61 (Quarenta e Seis Mil, Cento e Setenta e Dois Reais e Sessenta e Um Centavos), o hospital deverá cumprir exatamente as metas e informar as produções  (internações e serviços prestados) regularmente para que não haja cortes. 

Após os esclarecimentos, o prefeito, representantes públicos, presidente do hospital e representantes da entidade, presidente da câmara e vereadores presentes reuniram no Gabinete Municipal em busca de alternativas para solucionar o problema e não deixar atrasar os compromissos com os servidores, prestadores de serviços e fornecedores do hospital.

*Prefeito propõe alternativas para solucionar o problema. 

O prefeito Gilson Botelho propôs buscar com o Deputado Federal Zé Silva o complemento para os 2 meses comprometidos e pediu aos representantes presentes, que têm acesso a outros deputados pedirem também suporte financeiro para fortalecer a importante entidade que é o APROMIA.

O Presidente da Câmara e vereadores presentes pediram um levantamento de necessidades e propôs também levar para os deputados que representam em busca de ajuda e, a partir daí os demais colaboradores do hospital partiram para uma força tarefa com o objetivo de angariar fundos, materiais, mercadorias que irão amenizar o impacto da dificuldade.

O Presidente do Hospital Bonn Ybsen informou ainda que as despesas do hospital tem aumentado e há meses que, mal dá para quitar os compromissos e o fato do bloco cirúrgico não estar aberto, dificulta ainda mais na arrecadação.

O Prefeito Gilson Botelho e vereadores presentes se colocaram à disposição para ir junto aos demais para fortalecer o pedido para reabertura do bloco cirúrgico.

O Hospital Filantrópico de Ataléia é sem fins lucrativos e necessita da ajuda de todos.