Sobre

PREFEITURA DE ATALÉIA ALERTA PARA RISCO DE PROLIFERAÇÃO DE DENGUE DEVIDO AO PERÍODO CHUVOSO


Veja na integra tudo sobre essa notícia.

PREFEITURA DE ATALÉIA ALERTA PARA RISCO DE PROLIFERA...

A Prefeitura de Ataléia por meio da Secretaria Municipal de Saúde mantém as ações de vigilância e combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Com as chuvas, as atividades realizadas pelos Agentes de Combate a Endemias são intensificadas nas áreas de maior risco, conforme os critérios entomológicos (infestação pelo vetor) e epidemiológicos (concentração de casos suspeitos e confirmados). 

Os agentes percorrem os imóveis reforçando as orientações sobre os riscos do acúmulo de água e que podem se tornar potenciais criadouros do mosquito, além de orientar sobre como eliminar estes criadouros e, se necessário, fazer a aplicação de biolarvicidas.

Outra ação que auxilia no direcionamento do combate ao mosquito é o Levantamento de Índice Rápido de Infestações por Aedes Aegypti (LIRAa). O objetivo do levantamento é identificar as áreas da cidade com mais detecções de focos do mosquito e os criadouros predominantes. 

Por determinação do prefeito Gilson Botelho, a Secretaria Municipal de Saúde já realizou vários mutirões de limpeza e combate ao mosquito, mas a participação da comunidade é importante, fazendo uma vistoria semanal em casa e nos locais de trabalho, eliminando qualquer situação que possa propiciar o acúmulo de água. Mais de 80% dos focos do Aedes aegypti são encontrados no ambiente domiciliar, finalizou o prefeito.

*Prefeitura de Ataléia - Trabalho, Amor e Desenvolvimento* 🧡💛