Sobre

SECRETARIA DE SAÚDE ALERTA A POPULAÇÃO SOBRE RISCO DA LEPTOSPIROSE


Veja na integra tudo sobre essa notícia.

SECRETARIA DE SAÚDE ALERTA A POPULAÇÃO SOBRE RISCO D...

*Secretaria de Saúde alerta a população sobre risco da leptospirose*🐀🐁

    A Prefeitura de Ataléia por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alerta a população sobre o risco de casos de leptospirose. 

     Segundo o Secretário Eliésio Amaral, a leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda que resulta da exposição direta ou indireta a urina de animais (principalmente ratos) infectados pela bactéria Leptospira; sua penetração ocorre através da pele com lesões, pele íntegra imersa por longos períodos em água contaminada ou através de mucosas. 

     Devido o período chuvoso, orientados quanto as medidas de prevenção e controle da leptospirose, a equipe de Vigilância em Saúde orienta as recomendações listadas abaixo:

 

*1*- Cuidados com a água para consumo humano 

Garantia da utilização de água potável, filtrada, fervida ou clorada para consumo humano, haja vista serem comuns quebras na canalização durante as enchentes. 

 

*2*- Limpeza da lama residual das enchentes 

A lama das enchentes, de alto poder infectante, adere a móveis, paredes e chão. Recomenda-se retirar essa lama (sempre com a proteção de luvas e botas de borracha) e lavar o local, desinfetando-o a seguir com uma solução de hipoclorito de sódio a 2,5%, na seguinte proporção: 

• Para 20 litros de água, adicionar duas xícaras de chá (400 mL) de hipoclorito de sódio a 2,5%. Aplicar essa solução nos locais contaminados com lama, deixando agir por 15 minutos. 

 

*3*-Limpeza de reservatórios domésticos de água (caixa-d’água e cisternas)

Nas enchentes, o sistema doméstico de armazenamento de água pode ser contaminado, mesmo quando não atingido diretamente pela água da enchente: o sistema de distribuição de água pode apresentar fissuras/vazamentos nas tubulações, cujo contato e entrada de água poluída permitem a contaminação da rede. 

 

*4*- Cuidados com os alimentos 

No caso de enchentes, é perigosa qualquer tentativa de reaproveitamento dos alimentos que entraram em contato com as águas de enchentes: eles deverão ser descartados.

 

*Prefeitura de Ataléia – Trabalho, Amor e Desenvolvimento*✌️🤜🏼🤛🏻