Sobre

Turismo


Fique por dentro dos pontos turísticos do nosso município.

Bem vindo(a) a Ataléia, a terra das escaladas! Aqui, lindas montanhas formam paisagens perfeitas para um dos esportes radicais mais apreciados do mundo!
E não é só nas paisagens que Ataléia encanta, a herança cultural da comunidade também pode ser apreciada no artesanato, na gastronomia típica e nos eventos animados que são realizados durante o ano e que atraem inúmeros visitantes da região!
Venha viver a sua aventura e admirar as belezas de Ataléia!

...

 

ATRAÇÕES TURÍSTICAS
IGREJA MATRIZ NOSSO SENHOR JESUS

...

A Igreja de Nosso Senhor Bom Jesus está localizada no centro da cidade de Ataléia, em frente a bela Praça Dom José Hass. Conta com uma bela arquitetura moderna e realiza celebrações semanais, que atraem moradores visitantes do município.
Telefone: (33) 3526 1294.
E-mail: paroquiascruz@yahoo.com.br.
Facebook: http://www.facebook.com/santacruzataleia.

 
 MERCADO MUNICIPAL DE ATALÉIA 

...

O Mercado Municipal de Ataléia é o principal local de comercialização de produtos hortifrutigranjeiros, de carnes e de produtos típicos da gastronomia local, como queijos, requeijões e geleias de mocotó. Está localizado a 100 metros dos Correios, sentido campo de futebol municipal. É muito procurado por moradores e visitantes pela qualidade de seus produtos, que tem origem direta dos produtores do município. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07:00hàs 17:00h, e aos sábados, das 04:00h às 15:00h.
Endereço: Travessa Vereador Aguiar, 60, Centro.

 
COMUNIDADE QUILOMBOLA DOS SALINEIROS

A Comunidade Quilombola de Salineiro se localiza no Córrego Salineiro, na zona rural município de Ataléia e distante 14Km do centro da cidade. A estrada é asfaltada até a entrada da comunidade. Há no local aproximadamente vinte e cinco famílias, que mantém viva as suas tradições, saberes e fazeres locais, como o cultivo de produtos agrícolas, fabricação de artesanato em taboa e em bananeira; fabricação de vassouras utilizando materiais recicláveis e a fabricação de produtos da gastronomia típica local, como queijos, pães e doce de leite. Todos os produtos são comercializados na comunidade, na cidade de Ataléia e em outras cidades da região.
A história da comunidade arremete o final do século XIX e início do XX, quando famílias negras se deslocaram do Vale do Jequitinhonha e sitiaram na região. O nome da comunidade advém da cidade de Salinas, cidade natal dos primeiros moradores.
Não há transporte público até o local. O acesso à comunidade é feito com veículo particular ou fretado, através dos taxistas da cidade de Ataléia.
Contato: (33) 98702 4188/ (33) 3526 1123.

 

PEDRA DO BODE

A Pedra do Bode é uma das principais formações rochosas do município de Ataléia. A pedra está localizada no Córrego do Norte, distante a cerca de 12Km do centro da cidade, na zona rural do município. É muito procurada pelos amantes do montanhismo e da escalada. A pedra apresenta uma curiosidade: no seu topo habitam bodes, daí a origem do seu nome. Não há transporte público até o atrativo. O acesso até a Pedra do Bode é feito apenas com veículo particular ou fretado, através dos taxistas da cidade de Ataléia. Contato de guia para o atrativo: (33) 98848 0273- Darlos.

 
FEIRA DE ARTESANATO DE ATALÉIA - FEARA
...

A Feira de Artesanato de Ataléia-Feara, é um evento realizado mensalmente por artesãos locais, na Praça Tancredo neves, S/N, Centro da cidade. Conta com exposição e comercialização de artesanato e de produtos típicos da gastronomia do município, além de música ao vivo, intervenções artísticas e outras atividades. O evento ressalta a identidade e a cultura de Ataléia e é uma ótima oportunidade para moradores e visitantes interagirem e conhecerem melhor os produtos da comunidade local.
Contato da organização da Feira:
Telefone: (33) 98830 8145- Rhamyne Almeida.
E-mail: rhamyne2@gmail.com.
Facebook: http://www.facebook.com/fearataleia.

 

PEDRA DO ROCAMENTO
...
...

A Pedra do Roncamento é a principal pedra utilizada para a prática de montanhismo no município de Ataléia. Está localizada a 6Km do centro da cidade, no Córrego do Roncamento. A bela formação rochosa é muito procurada por amantes do montanhismo da região. No seu topo tem-se uma bela visão de outras pedras da região e podem ser encontradas vegetações de clima tropical. Não há transporte público até o atrativo. O acesso até a Pedra do Roncamento é feito apenas com transporte particular ou fretado, com algum taxista da cidade de Ataléia. Contato de guia para o atrativo: (33) 98848 0273- Darlos.

 

 

A LENDA DO POTERRÃO

Era uma vez, uma tribo indígena que se localizava próxima à uma pedra numa região chamada Santa Cruz do Norte. Essa tribo chamava-se BOTOCUDOS. Os índios viviam felizes . Plantavam mandioca, milho, feijão. Pescavam e coletavam alimentos. Se banhavam no rio e admiravam a natureza. Dentre os moradores da aldeia , vivia o cacique com sua linda e jovem filha. Também vivia um índio forte e guerreiro, de um coração muito bom, chamado Poterrão. Poterrão se apaixonara pela filha do cacique , que por sua vez aprovara o namoro. Logo os jovens ficaram noivos e marcaram a data do casamento. O que os noivos não sabiam é que havia nessa tribo um jovem e malvado índio que também se apaixonara pela graciosa filha do cacique. Esse índio, ao saber do casamento, se enfureceu de ciúmes e passou a tramar, noite e dia, uma maneira de acabar com aquela bela união. Tentou sutilmente matar o noivo com veneno de sapo, mas não conseguiu . Percebendo que se aproximara a data do casamento, o índio despeitado resolveu chamar Poterrão para coletar ananás , uma espécie de abacaxi que nasce no alto das pedras . Enquanto o resto da tribo organizava a festa , Poterrão , convidado pelo índio enciumado, subiu até a pedra. O índio usou o pretexto de buscar ananás. Inocentemente, Poterrão subiu junto com ele. Quando Poterrão se abaixou para pegar um saboroso ananás, o índio aproveitou-se e empurrou Poterrão pedra abaixo. Com a queda, o noivo caiu, quebrou o pescoço e morreu. Fingido enorme tristeza, o índio despeitado, mudou toda a versão do fato e disse que Poterrão se desequilibrara e morrera. A noiva desesperada quis subir até o local do acidente e ao chegar, não aguentando de tanta tristeza, caiu junto ao amado,dando seu último suspiro . O índio que provocou toda a tragédia, não suportou ver sua amada desfalecida e desesperado confessou toda a armação. Segundo os moradores mais antigos do lugar que hoje se chama Ataléia, existem três versões para o fim do índio malvado: uns dizem que ao confessar o crime, ele foi morto pelos guerreiros da tribo; outros dizem que ele fugiu e foi comido pelos animais ferozes e ainda dizem que ele de tanta tristeza pulou da pedra também. Imediatamente, a pedra onde ocorreu esse fato se estremeceu e se transformou numa linda índia deitada de perfil . Se você observar bem, verá também um índio de perfil gritando por socorro. Se duvidas, olhe bem para a linda PEDRA DO POTERRÃO. 

 

HOSPEDAGENS
NOVO MUNDO

Endereço: Rua Governador Valadares, 82, Centro
Telefone: (33) 9 8880-2519
Email: rosemiraguiar@yahoo.com.br

POUSADA PALMEIRAS NEW LIFE

Endereço: Rua Governador Valadares, 353, Centro
Telefone: (33) 9 9959-5505

BARES E RESTAURANTES
HOTEL E RESTAURANTE NOVO MUNDO

Endereço: Rua Governador Valadares, 82, Centro
Telefone: (33) 9 8880-2519
Email: rosemiraguiar@yahoo.com.br

RESTAURANTE BELEM

Endereço: Rua Teófilo Otoni, 15, Centro
Telefone: (33) 9 8821-4103
Email: elanalelys@gmail.com

RESTAURANTE BONS AMIGOS

Endereço: Rua Governador Valadares, 121, Centro
Telefone: (33) 9 9999-8688
Email: wcoelho21@hotmail.com

RESTAURANTE MARMILANCHES

Endereço: Travessa Vereador Aguiar, 16, Centro
Telefone: (33) 3526-1219
Email: marmilanches@hotmail.com

EVENTOS
DEZEMBRO 

Aniversário do Município de Ataléia - A Festa de Aniversário do Município de Ataléia é o principal evento gerador de fluxo turístico do município e uma das principais festas do Vale do Mucuri. É realizada anualmente no dia 31 de dezembro e atrai diversos visitantes de regiõ e de outras cidades do país. Conta com artistas de renome nacional e uma programação diversificada em seus dias de realização.

Fonte: Circuito Turístico Das Pedras Preciosas

Galeria